larissa monteiro
Expografia Afetivos Olhares sobre Santa Cruz
projeto expográfico: ariane pereira, larissa monteiro e lis fernanda
20
24/ RJ
Premiado na 62a Premiação anual IAB-RJ: Categoria Interiores e Design/Expografia e Cenografia
A terra, representada em diversas obras da exposição, é elemento principal do projeto expográfico e sua presença retoma duas discussões para Santa Cruz. A primeira, material e imagética, reforça o entendimento de que o futuro é ancestral - frase presente na obra de Lucas Ururahy - e a potência que é Santa Cruz ser um dos poucos lugares da metrópole onde ainda é possível pisar no solo vivo em grande parte de seu território.
O segundo ponto é reafirmar - em um palacete ainda nostálgico de tempos monárquicos nomeado Princesa Isabel - que a terra é a mãe de todas as lutas, trazendo pela ‘’sujeira’’ e nossa falta de costume de lidar com ela, o incômodo necessário de se fazer ao ocupar lugares de histórico hegemônico.
O conjunto de obras da exposição faz parte do acervo do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz e valoriza a memória e a cultura popular do bairro de Santa Cruz.A concepção do projeto levantou questões como produção mínima de resíduos, reaproveitamento e descarte. Assim com a terra não gera resíduo, os paineis de madeira utilizados foram reaproveitados do acervo de mobiliário do NOPH, agora pintados em cor terracota para a exposição.
A terra, imagem e matéria, retoma a potência do Sertão Carioca.
O conjunto de obras da exposição integra o acervo do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz, baseado no ecomuseu de Santa Cruz/Palacete Princesa Isabel.
O NOPH tem como missão valorizar a memória e a cultura popular do bairro de Santa Cruz.
“Essas obras foram selecionadas ao longo do processo de conservação preventiva de parte do nosso acervo de artes visuais, incluindo ainda uma obra de arte feita exclusivamente para esta exposição. Essas obras trazem seu protagonismo no afeto para esta exposição, reverberando cores, formas, texturas, técnicas e materiais que permitem contar mais uma vez as histórias e as culturas de Santa Cruz e pensar sobre o futuro que estamos construindo.”
Bruno Almeida, presidente do NOPH.
Ficha técnica:
Projeto Expográfico:
Ariane Pereira
Larissa Monteiro
Lis Fernanda
Realização: Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - NOPH
Curadoria: Bruno Almeida
Coordenador de produção: Lucas Maia
Montagem: Onofre e Wagner Martins
Fotografia: Lis Fernanda
Agradecimentos:
Lucas Ururahy
Este evento foi patrocinado através do edital Funarte Retomada 2023 Artes Visuais. Pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Brasil.