larissa monteiro
Expografia mostra NOIX
projeto expográfico: ariane pereira, larissa monteiro e lis fernanda
20
22/ RJ
Premiado na 61a Premiação anual IAB-RJ: Categoria Interiores e Design.
O projeto expográfico foi desenvolvido a partir de um repertório estético e provocações presentes no próprio conceito da mostra NOIX: “Pode o periférico CRIAR?”. O exercício de trazer para a expografia elementos que se relacionassem com a noção de uma estética periférica e ao mesmo tempo estabelecessem diálogo com os trabalhos artísticos presentes foi de máxima importância. Além disso, entender a disponibilidade de materiais qual seria a destinação posterior foi uma diretriz importante para pensar uma instalação efêmera. A partir disso, três materiais foram elencados: Painéis, tijolos e lonas.
Painéis - Foram escolhidos dois modelos de painéis como forma de organizar espacialmente o percurso ao longo da exposição: os painéis de acrílico foram reutilizados de uma exposição anterior e foram posicionados longitudinalmente. Como o lado externo do edifício é um parque e a presença de copa das árvores é constante, estes painéis ajudam a expografia a dialogar com a paisagem local: o Parque Madureira. Já os painéis de MDF foram utilizados no sentido transversal. A superfície opaca ajuda a observar melhor as obras em pontos em que ver através do acrílico poderia gerar confusão entre os trabalhos.
Tijolos - O empilhamento dos tijolos deu origem a uma série de elementos da exposição. Sua flexibilidade originou três elementos, a base, a linha e o bloco. Abaixo dos painéis ele serviu como base e contrapeso. No acesso, o conjunto organizado em duas paredes laterais marca o percurso. E no centro do espaço, forma um grande bloco que recebe as esculturas. Cada um desses gestos além de representar uma homenagem à um dos principais materiais da cultura construtiva periférica, também busca experimentá-lo de diferentes formas.
Lonas - Foram utilizados dois tipos de lona. A branca cobre toda a expografia, a protegendo da chuva, recurso presente em bailes, feiras e espaços abertos da periferia. Sua relação com o vento e com a luz, a faz funcionar quase como uma nuvem, se movimenta e tem som próprio. Isso concedeu à expografia uma outra atmosfera. Já a lona azul clássica das periferias e subúrbios cariocas é o estandarte da Mostra e carrega seu título.
A mostra NOIX foi uma exposição independente de arte que
buscou pensar formas de descentralizar o circuito de arte.
Ficha técnica:
Projeto expográfico:
Ariane Pereira
Larissa Monteiro
Lis Fernanda
Produção:
Ariane Pereira
Fernanda Moreno
Larissa Monteiro
Lis Fernanda
Maria Gabrieli Oliveira
Raquel Oliveira
Rosana Rodrigues
Curadoria:
Desirée Santos
Walter Mesquita
Jonathan Gomes
Mila Marques
Fotografias:
Daiane Dias
Lis Fernanda
Marcos Reis