larissa monteiro
Casa CERES
Arquitetura: Larissa Monteiro
20
23/ RJ

MATERIALIDADE:
A proposta estrutural para o projeto está pautada no uso consciente do concreto e na redução de pegada de carbono na construção civil, hoje responsável por pelo menos 8% da emissão de CO2 na atmosfera.
A decisão por utilizar madeira possui como premissas a sustentabilidade, leveza e estética do material e a agilidade da montagem da estrutura uma vez que o sistema é pré-manufaturado. Nosso intuito é fazer com que uma edificação de caráter público e de tamanha visibilidade possa ser vitrine para a utilização deste método construtivo em maior escala no território brasileiro e fazer do Senac não apenas um exemplo de instituição que promove o desenvolvimento do país como também se coloca como precursor no modus operandi em suas sedes inovadores, tornando sua arquitetura reflexo de seu propósito enquanto instituição.
Nesse sentido, o projeto se estrutura a partir de uma base de concreto, que conforma as contenções do subsolo e o sútil corte no terreno e sustenta a estrutura de madeira que se inicia a partir do segundo pavimento até a cobertura das duas lâminas que abrigam o programa.
A implantação perpendicular à avenida e a separação do programa em duas lâminas programáticas cria um átrio monumental, um foyer público, que dará identidade ao conjunto. Como coroamento, a lona tensionada translucida, escultórica e funcional, conforma a cobertura dessa praça e cria um microclima lúdico para o complexo. Ela ajudará na proteção solar e na captação de águas pluviais para reaproveitamento


Ficha técnica:
Arquitetura: Larissa Monteiro